terça-feira, 4 de janeiro de 2011

De Lyon à St Anoine


Sexta-feira 31/12/10
13:55
Na terça-feira, dia 28/12, o anjo me acordou, levou minhas malas pra baixo (nem dei gorjeta) rs. Agradeci muito e entrei no taxi que ele tinha chamado para mim. O taxista era gatíssimo! Fui à estação de Lyon: Part Dieu, e comprei passagem para St Marcellin. Mas eu faria uma escala em Grenoble. Entrei no metrô. Eles anunciam a plataforma que você vai pegar o trem só uns 10 minutos antes de partir, aí você sai correndo com aquelas malas pesadas, desce escada, sobe escada e entra no primeiro trem que você vê. Um menino que estava no mesmo trem que eu me ofereceu ajuda com as malas: quem disse que francês não ajuda? - Fiquei pasma com a paisagem das vilas cobertas de neve que iam passando. É magnífico! As casas todas vestidas de branco, as montanhas lindíssimas e branquíssimas. Cheguei a estação de Grenoble e eu teria 5 minutos para trocar de trem. Olhei no quadro de horários que estava na estação e não estava escrito St Marcellin, fiquei rodando perdida com as malas pesadas. Malas pesadas me deixam extremamente irritada! Como perdi o trem, fui até o guichê de informação e perguntei aonde estava o trem para St Marcellin, que não foi anunciado. O guarda me disse que foi anunciado o de Valence, St Marcellin seria uma das paradas dele. Fiquei muito brava e perguntei como é que eu ia saber disso. Ele falou que os trem aqui são complicados mesmo. Cheguei super brava e ele foi uma simpatia só! Trocou minha passagem para eu pegar o próximo para Valence. No trem de Valence, sentei ao lado de uma mulher e começamos a conversar. Ela se chama R. e é árabe. Disse que eu falava muito bem francês e conversamos muito. Eu entendia quase tudo que ela falava. Falamos do Brasil e depois ela começou a me falar que não gostava de cirurgia plástica, não entendi de onde ela tirou esse assunto, mas eu disse que eu também não gostava. Depois descobri que o Brasil, além do futebol e carnaval, é também conhecido por ter os melhores cirurgiões plásticos do mundo. Ela me deu uma barrinha de cereal (ainda bem, porque eu ja estava roxa de fome!), disse que os franceses são muito chatos e me convidou pra ir na casa dela. Ela é bibliotecária, mas não sabia escrever Grenoble. Tive que soletrar pra ela quando estava escrevendo suas informaçoes. Desci na estação de St Marcellin às 11:15, tirei umas fotos e esperei... Thomas, do Arche de St Antoine, veio me buscar às 12:00. Ele me deu dois beijinhos no rosto e fomos conversando muito no carro. Foi super legal, niquel! Chegando na comunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário