sábado, 8 de janeiro de 2011

Vida louca


Segunda-feira 3/01/11
22:41
Voltamos ao trabalho hoje. O Arche está vazio porque acabaram as férias de fim de ano. As pessoas que fazem a Feve (programa de aprendizado comunitário) voltaram, a maioria é de jovens entre 25 e 35 anos. De manhã ajudei nos épluches, depois fui com Tomaz e mais dois franceses limpar a Salle Blanche e o meu novo quarto. Ele se chama Myosotis e é lindo! Tem 3 camas, divididas por andares de madeira, muito legal! É como se fosse uma beliche e ao mesmo tempo 3 andares diferentes. Escolhi o último, porque tem uma área muito gostosa, como se fosse um quarto alternativo. A decoração do quarto é linda! Vou tentar tirar foto para vocês terem uma ideia do que eu falo. As refeições estão cada vez mais vazias, é muito triste isso. Mas mesmo assim, continuam gostosas. Hoje no almoço teve verduras, arroz, feijão (é meio avermelhado, muito gostoso), batata e brócolis com molho branco, queijos maravilhosos e com um gosto muito forte. Os franceses comem queijo como se fosse legume, ou seja, não comem de jeito nenhum com café ou leite, e é quase sempre oferecido no almoço, antes da sobremesa. A Lívia foi embora! Tristeza! Ela foi uma presença muito boa aqui, e sem ela minha semana não seria tão agradável e produtiva. Quero visitá-la em Rennes e espero, sinceramente, não perder contato com ela nunca, pois é uma pessoa muito especial! Ela me deixou um cartão lindo, que o Tomaz me entregou à noite. À tarde, eu fiz o ménage do meu quarto antigo. Uns três franceses chegaram e me perguntaram se eu tinha visto uma vassoura, eu disse que sim, que estava no quarto de ménage. A mulher disse que não estava e me perguntou uma outra coisa que eu não entendi, mas fui pegar a vassoura para mostrar para eles que eu tinha visto sim. Na hora, dois deles riram como se eu não tivesse entendido o que a francesa falou e tivesse ido embora. Mas não é verdade, fui pegar a vassoura para eles verem. Foi muito ruim essa sensação de rirem de você como se você fosse uma idiota que não entende o que as pessoas dizem. Acho que isso eu preciso trabalhar muito comigo ainda e aceitar que estou em processo de aprendizagem e é normal acontecer coisas desse tipo, eu que tenho que saber lidar bem com elas. Quando eu mostrei a vassoura que tinha visto, a francesa (que esqueci o nome) disse que aquilo não era uma vassoura, era para lavar. Eu dei uma risadona e saí. Ela começou a me recrutar para ajudá-la, mas eu disse que estava ajudando o Tomaz. Eu e o Tomaz limpamos a Salle du Jardin,onde foi a festa do Réveillon. Foi muito agradável, Tomaz é muito tranquilo e eu estou me disciplinando para não reclamar das coisas. Acho que quando você reclama, tudo piora. Comecei a passar meus registros para o blog. Peguei 3 livros na biblioteca: BD- Le petit Spirou, Le chateau de ma mère de Pagnol, e La création du monde, de comédia. Os franceses que acabaram de chegar são bacanas, tem duas que gostei muito: uma baixinha que fala rápido e uma que já foi no Brasil, na Floresta Amazônica e disse “Vocês não conhecem a França de verdade, ainda não foram intoxicados por Paris”. Adorei! De noite, eu, Tomaz e Mayra começamos a ver um filme mas desistimos, estamos todos com sono. Senti falta da Lívia em nosso grupo. Vou dormir!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Iggy!!!

    SAUDADE! Tb concordo com vc quanto mais se fala, mais piora. Fora se vc estiver só desabafando ....
    Td de bom p/ vc!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Ei, Ignes!
    Estou adorando as notícias. Parece que estou aí também, sentindo o clima, o cheiro dos lugares, o frio e as emoções.
    As fotos são lindas, levam a gente para algum lugar no passado...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Que bom que gostou das fotos... Embora elas nao consigam captar nem 10% da beleza desse lugar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ignês,
    Momentos um pouco tristes ou de decepção fazem parte, afinal, você está lidando com pessoas de várias culturas e isso é muito complicado. Só que você está se sentindo tão bem aí... e esses momentos alegres é que devem falar mais alto, devem prevalecer. Sei que você consegue aproveitar o lado bom das coisas.
    Estou aqui torcendo para que fique sempre bem aí, para que tire de letra todas as situações incômodas e participe de momentos incríveis.
    Beijossssssss!!!

    ResponderExcluir