terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Momento musical


Sábado 8/01/11
11:09
Ontem, na priére du matin, entrou uma mulher no meio e chamou a J. (uma senhora de mais de 80 anos, que faz os sirops pra quem está doente). Parece que o namorado da neta dela morreu num acidente de carro essa manhã. Assim que acabou nossa prière, algumas pessoas começaram a arrumar a sala para uma cerimônia especial de morte. Acabou que na confusão, eu iria ajudar B., mas ela saiu correndo e não fiz trabalho nenhum essa manhã. Procurei o T. e perguntei o que eu poderia fazer, ele disse para eu ir na aula de canto às 11:00. Foi muito gostoso! As mulheres cantam melhor que os homens. Aprendi uma música linda: La belle si tu voulais.
La bel si tu voulais
La bel si tu voulais
Nous dormirions ensemble lonla
Nous dormirions ensemble

Dans un grand lit carré
Dans un grand lit carré
Couvert de taies blanches lonla
Couvert de taies blanches

Au quatre coins du lit (bis)
Um bouquet de pervenches lonla
Um bouquet de pervenches

Dans le mitan du lit (bis)
La rivière est profonde lonla
La rivière est profonde

Tous les chevaux du roi (bis)
Y viennent boire ensemble lonla
Y viennent boire ensemble

Et là nous dormirions (bis)
Jusqu’à la fin du monde lonla
Jusqu’à la fin du monde
Depois do almoço ajudei O. a preparar a Salle Blanche para a Retraite que será na segunda, terça e quarta da semana que vem. Gosto muito dele, ele contou que antes de vir pra Arche trabalhava numa padaria em Paris, e antes trabalhava na cozinha de um navio. Ele disse que, com esse trabalho, ele viajou o mundo todo: já foi no Brasil, no Japão, etc... Ele colocou umas músicas clássicas que gosta muito de ouvir. Era Gustav Mahler (ele disse que a música que mais gostava era Ruhevoll, que Mahler tinha feito pensando em quando a alma sai do corpo e vai pro paraíso) e Armin Jordan Dukas. Após esse trabalho, fui procurar B. para ajudá-la. “Limpei” dois toilletes e uma duche. Acho que eu mais sujei que limpei. No vaso sanitário, passei um pano úmido, no chão, também passei um pano úmido e juntei o lixo. Como terminei o trabalho às 16:00 e isso está previsto para às 18:00, fui até a village comprar selos e biscoitos. No lugar onde eu comprei selos, o vendedor e um cliente que estava bebendo numa mesa começaram a conversar comigo. Eles perguntaram de onde eu era e disseram que eu não parecia brasileira, mas portuguesa, que meu rosto era bem português. Acho que eles não sabiam que o Brasil foi colonizado por Portugal... O cara que estava sentado falou que os habitantes comuns do Brasil são os índios. Que absurdo!!!! A gente deve ter bastante cuidado com o que fala! Eu disse a ele que o habitante comum do Brasil é o mestiço ou misturado (não sei bem até onde vai o sentido da palavra melangé). Disse que tinha branco, negro e índio, mas tudo misturado. Depois das compras, fiquei andando pela vila sem destino certo, passava por todos os lugares que achava interessante, não tinha quase ninguém nas ruas e nem estava tão frio assim. Chegando perto da Arche subi uma colina pra poder ver as montanhas cobertas de neve ao longe, uma vista de tirar o fôlego. Acho que já eram montanhas do começo dos Alpes, deu até pra fazer uma reflexão no momento. À noite, depois da prière du soir (eu e Chica chegamos na hora dessa vez) e do jantar, fizemos um encontro de improvisação musical com vários jovens da Arche. Cada um pegava o instrumento que quisesse e fazia o som que quisesse. Foi muito gostoso, completamente relaxante pra mim! A C. propôs que cantássemos Frère Jacques, já que todos sabem a letra. Depois de cantá-la eu mostrei a versão em português para essa música: “Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho e crescer, e crescer.”. Eles quiseram cantar também, eu devia ter filmado porque ficou muito fofo! Também cantamos umas músicas africanas que ninguém conhecia a letra, sugeridas pela Chica e depois uma sugerida pelo casal mais simpático e expressivo que foi embora hoje. Fomos pra biblioteca mais tarde e jogamos um jogo ótimo para treinar francês: Meurtres. Todos têm que contar uma história usando 3 palavras específicas, enquanto o inspetor faz perguntas e tenta descobrir quem é o assassino entre os suspeitos. Quero procurar pra comprar depois! Fomos dormir às 1:30.

Um comentário:

  1. Ignes, eu também quero este jogo!! E quero que você me ensina aqui quando chegar você me ensina???
    bisou

    ResponderExcluir