terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os três reis magos


Quinta-feira 6/01/11
22:25
O R. respondeu minha mensagem indecifrável pra um francês. Eu tinha escrito “Tu as perdu la danse cette semaine.” A Lívia mandou uma mensagem depois dizendo “Moi aussi”. E ele escreveu depois: “J’ai rien compris”. Então, eu expliquei que eu escrevi uma mensagem com um sentido completamente em português e repeti o que eu queria dizer. Espero que dessa vez ele compreenda! De manhã lixei e envernizei umas tábuas de madeira junto com a Chica. Hoje é dia dos três reis magos e o pessoal daqui tem o costume de comemorar essa data. Eu não sabia, mas é nesse dia que tiramos os enfeites de Natal. Depois do almoço teve como sobremesa uma torta de nozes e havia várias sementes no meio da torta, quem achasse uma semente no seu pedaço, seria rei e deveria escolher uma rainha, ou vice-versa. Havia coroas e tudo, feitas pelas crianças. O V. até organizou um desfile da realeza pela Salle à manger. A Chica achou uma semente e virou rainha também! Depois do almoço terminamos a tarefa de antes, limpamos os vidros da Sala Gandhi e ajudei a S. (a argentina) na cozinha. Conversamos muito, gosto bastante dela! O. chegou depois, declamou umas poesias de Baudelaire. À noite teve uma prière especial, da épiphanie. A prière geralmente começa às 18:30, mas foi avisado no almoço que ela começaria hoje às 18:15. Eu e Chica, não entendemos essa parte e chegamos 18:35, no meio da concentração. Tomaz contou pra gente depois que eles falaram assim: “vamos fazer um momento de silêncio”, aí nós entramos fazendo um barulhão. Que vergonha! O pior é que para as refeições nós, brasileiros, somos os primeiros a chegar. Trop compliqué. À noite, Chica, eu, Mayra e Tomaz ficamos conversando e me deu uma saudade grande da Lívia! De manhã, o Tomaz me disse que estava com dor de garganta, lembrei que já vi o N. tomando um chá que era bom pra tudo e perguntei a ele onde poderia encontrar esse chá, expliquei que Tomaz estava com dor de garganta e ele fez um pra mim: é mel, sálvia (sauge), limão, verveine e água. Depois tomamos, nós três, bem quente. Todos nos sentimos melhor depois do chá.

2 comentários:

  1. Ei, Iggy!!!

    rsrs as saias-justas por causa da língua, acontece. A Mãezinha está curiosa (falei p/ ela sobre a torta de nozes, deu água na boca) e ela pergunta se aí vcs usam açúcar e óleo, carne vc já disse q não. A comida é vegetariana. SAUDADES viu!!!
    Se puder coloca mais fotos... a curiosidade é grande :D

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Aqui tudo é bem temperado e vc ainda pode colocar sal na mesa. Tem açucar sim: torrao de açucar!!! Coisa de filme... rsrs A maioria das pessoas nao coloca açucar, mas eu coloco em tudo. Os doces sao lindos, mas quase sem açucar, os franceses preferem assim. A maioria do oleo usado é oleo de girassol e azeite. A comida é boa demais!!! Mas quem nao gosta de verdura e legumes deve sofrer. O arroz com feijao é divino, mas nao tem sempre... uma vez por semana mais ou menos.
    Colocarei mais fotos logo logo.
    Saudades tbm!
    Bisous

    ResponderExcluir